CAFÉ RACER: Harley Davidson

Grande parte dos apaixonados por motos gostaria de ter uma Harley Davidson. Para além de ser uma moto desejada, é uma moto que considera-se incrível no que respeita a a projectos de Cafe Racer.Um do tipo de motas mais utilizados para esses projectos são as valentes HD Sportster. Tanto como Bobber, Chopper e mais recentemente, como Cafe Racers. A moto é sim uma boa opção, mas é preciso observar alguns detalhes. 

Desde que foram lançadas, as Sporster como o próprio nome já diz, buscavam essa pegada mais desportiva em comparação as Harley Davidson de maior cilindrada. Com o passar do tempo, a linha sporster foi se tornando uma das preferidas para costumizações, bem como a própria Harley utiliza a mesma base da 883 para a sua XR 1200, que tem uma pegada desportiva e mais próxima das Cafe Racer.


Repare: Suspensão elevada e defletor de ar no tanque são elementos importantes no projeto XR.
Ou seja, dá para ver que é possível deixar a Sporster com um visual bem próximo de uma Cafe Racer, mas é preciso observar alguns detalhes que veremos a seguir.

Chassis:

Temos que observar que a 883 originalmente tem um perfil que não favorece em nada o visual Cafe Racer: Tanque alto e inclinado, acento baixo e posição de pilotagem relaxada.  Ou seja, é necessário dar uma olhada no chassis e ver as possibilidades.
Ai está o danado. Abaixo, a vista com o motor, para dar uma ideia melhor de como ele fica.
Ou seja, isso explica muito o fato do muitos projetos ficarem com a frente extremamente elevada. Eu até gosto do ar de alguns projetos, como os do Roland Sands, como você vai ver ai em baixo. A moto esbanja personalidade e eu acho ela incrível, mas peço que você observe o vídeo a seguir com calma. 

A moto quebra com a clássica regra "Tanque e banco alinhados" e mesmo sendo linda demais, a ergonomia não é das mais adequadas, especialmente para quem não for baixo.
Eu acho esse tipo de personalização ótima para quem não quer ir a fundo nas modificações e que de quebra se der bem com essa ergonomia. Mas saiba que há soluções para contornar essa característica.

Equalizar frente e traseira: Assento e tanque de combustível, suspensões...
O caminho a seguir quando se busca um visual clássico Cafe Racer ou mesmo um visual mais desportivo está em equalizar essa diferença entre a frente alta da moto e a traseira baixa e existem algumas formas para se conseguir isso, com resultados diversos. A moto feita pelo Carlos Rodrigo Moraes Salles é um bom exemplo: O tanque original foi retrabalhado no túnel interno, deixando o com o visual mais harmónico. 
 
O resultado foi um visual mais longilíneo no tanque, junto ao banco em fibra tem uma base alta, compensando o desnível do chassis. O posicionamento ficou muito bom e a moto obedece a regra aplicada as Cafe Racers: Tanque e banco alinhados.
Porém na maioria dos casos o pessoal prefere manter um certo desnível entre tanque e banco. Essa 883 feita pela Oficina Italiana Passion 4 Custom abaixo já apelou para um tanque bem mais baixo e menor. Compromete a autonomia, mas ficou muito bom. 

Roland Sands criou algumas belas motos com essa características:

Só que novamente, o posicionamento do piloto em ambos os projetos não é dos melhores. Se você estiver pronto para fazer um sacrifício em pró do estilo. Uma solução para atenuar isso seria buscar um posicionamento recuado das pedaleiras. Outra questão a ser trabalhada, foi destacada pelo Bayer, do Old Dog Cycles: O acerto de suspensões.
Imagens: Old Dog Cycles

Veja a diferença de ângulos em ambas as balanças: Como o Bayer destacou, no caso da Iron, o amortecedor curto e deitado dá esse visual mais baixo atrás e compromete a performance, devido as compressão que as molas recebem nas acelerações serem mais críticas. No caso da XR, com sua proposta mais desportiva, perceba que o ângulo é diferente, com a traseira mais alta. E de quebra temos uma melhora no visual, para a proposta Cafe Racer.
No caso dessa Sporster vermelha a opção foi por uma moto com bom ângulo de inclinação: a suspensão traseira foi erguida e o subchassi cortado, mas a suspensão dianteira foi mantida alta. Alguns projetos optam por rebaixar a dianteira também. Uma dica dada pelo Bayer é usar amortecedores de CB 500.
Imagem: Old Dog Cycles

Outro bom exemplo para atingir um visual agradável foi encontrado nessa Sportster  feita pela Deus Ex Machina:

No caso dessa moto, a suspensão traseira é mais alta, a roda traseira é 18" e o tanque é de Yamaha SR 400, além do chassi "capado"e da pedaleira reposicionada. Ficou muito bom. 


Ou seja, customizar as Sporster é um assunto longo e que nessa postagem não se encerra. Existe muita coisa surgindo e muitos projetos e também não se trata de dizer o que é certo ou errado. Mas esse são aspetos a serem observados em um projeto Cafe Racer ou mesmo que misture estilos de customização, justamente com questões de quão longe quer se ir e quanto se pode gastar. Para encerrar, vou deixar imagens de alguns projetos "de babar".
 

This entry was posted on sexta-feira, 13 de novembro de 2015 and is filed under ,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “CAFÉ RACER: Harley Davidson”

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